Toxina Botulínica

Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, como consequência dessas frequentes contrações, a atividade destes músculos desenvolve linhas de expressão profundas, tais como as linhas da testa, os pés-de-galinha e os vincos entre as sobrancelhas.

Administrada em doses bem pequenas diretamente nos músculos da face, a toxina botulínica tem a propriedade de relaxar a musculatura. Diminuindo a força de contração muscular, suaviza sulcos profundos e linhas do rosto, conferindo à face uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável. Além disso, tem a propriedade de mudar ou realçar o formato das sobrancelhas, elevando-as levemente, o que fornece um olhar mais rejuvenescido e descansado.

As pessoas mais jovens também se beneficiam, pois sua aplicação em pequenas doses tem também caráter preventivo, retardando o surgimento das primeiras rugas.

O público masculino tem sido cada vez mais frequente, uma vez que a técnica proporciona um tratamento rápido, sem cicatrizes ou marcas, praticamente indolor, com resultados naturais.


Ação

O cérebro envia sinais para os músculos faciais, através dos nervos. Nas terminações destes nervos uma substância chamada acetilcolina é liberada. Esta liga-se a receptores nos músculos, gerando a contração. A toxina age bloqueando os receptores e, portanto a ação desta substância, somente na região que recebeu a aplicação. Não há lesões ou alterações na estrutura dos músculos ou dos nervos. Assim, como se diminui a força de contração da musculatura das expressões faciais, as rugas que provocamos involuntariamente no dia a dia são amenizadas.


Indicações

  • Para o tratamento de rugas e marcas de expressão da face.
  • Reposicionamento das sobrancelhas.
  • Tratamento da hiperidrose (suor em excesso).

Aplicação

O procedimento é feito em consultório, com aplicação nas áreas selecionadas. Pode-se voltar ao trabalho logo a seguir. Nas 4h seguintes não se deve deitar, fazer exercícios físicos ou massagear o local (inclusive passar cremes, lavar o rosto).

Procuramos sempre um resultado natural, valorizando características desejadas da face e minimizando características que não contribuem com o embelezamento. O posicionamento das sobrancelhas também pode ser trabalhado, sem deixá-las elevadas a ponto de ficarem artificiais.


Duração

Entre 4 a 6 meses. Os efeitos terapêuticos iniciais tornam-se visíveis entre 48-72 horas após o tratamento, com efeito máximo em cerca de 15 dias.

É importante dizer que a dose de toxina botulínica é individual e a durabilidade dos resultados depende não só da dose utilizada, mas também de características individuais da musculatura facial e hábitos de movimentar a face no dia-a-dia.

No caso de rugas mais profundas, o procedimento pode não ser capaz de remover completamente a ruga numa 1ª aplicação, mas sim de atenuá-la. Melhores resultados podem ser obtidos com aplicações subsequentes, ou associando outros tratamentos como preenchimentos ou laser.


Hiperidrose

A transpiração é o meio mais efetivo para que os seres humanos regulem a sua temperatura corporal. Quando a liberação de suor excede as necessidades termorregulatórias do organismo, caracteriza-se uma condição clínica denominada Hiperidrose. As regiões mais afetadas são as axilas, a palma das mãos e a planta dos pés.

Trata-se de afecção relativamente frequente e os sintomas iniciais normalmente se manifestam durante a adolescência. Esta condição clínica representa para o paciente um incômodo ou desconforto que poderá interferir nas atividades diárias e relacionamentos sociais ou profissionais.

As glândulas sudoríparas são responsáveis pela liberação de suor. Para que a liberação de suor ocorra, é necessário que esta glândula seja estimulada através de uma substância chamada acetilcolina. A toxina botulínica tipo A atua impedindo a liberação temporária da acetilcolina e como consequência, a produção do suor.

Outra opção é o tratamento cirúrgico, que proporciona alívio por longo período, porém pode haver um efeito compensatório em 50 a 90% dos casos, em que a sudorese passa a ocorrer excessivamente em outras regiões.

A durabilidade da toxina botulínica para o tratamento da hiperidrose é de 8 a 10 meses.