Blefaroplastia

O excesso de pele e as bolsas de gordura aparentes nas pálpebras conferem um aspecto de cansaço e envelhecimento precoce. Blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para este caso. O procedimento corrige também as bolsas palpebrais (bolsas de gordura), que formam volume nas pálpebras, além da flacidez da musculatura e tecidos da região, quando presente, com o objetivo de melhorar a função palpebral.

Não existe uma idade ideal para realização desta cirurgia. A indicação parte do incômodo estético ou funcional do paciente e pode ocorrer em qualquer idade no adulto.


Particularidades

Pode haver alteração de sensibilidade e áreas de endurecimento, geralmente temporárias.

É esperada a ocorrência de edema (inchaço) e manchas roxas. Alguns cuidados serão orientados para minimizar este desconforto, mas o organismo necessita de tempo para se recuperar.

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam um aspecto bastante natural. Outros irão atingir este resultado após o 8º dia. Nos três primeiros dias do pós-operatório ocorre o maior inchaço das pálpebras.

O uso de óculos escuros é útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias para diminuir a intensidade do edema (NUNCA USE GELO). Somente após o 3º mês o edema residual é bem mais discreto.


Cicatrizes

As cicatrizes são posicionadas e disfarçadas nos sulcos/dobras da pele da pálpebra superior e na borda ciliar da pálpebra inferior. Normalmente ficam muito discretas. O período de maturação da cicatriz é de cerca de três meses. Mais informações clique aqui.


Anestesia

Local + sedação.


Cuidados

  • Para maior conforto, usar roupas largas e fáceis de vestir após a cirurgia.
  • Após cinco dias, as caminhadas leves e esteira já estão liberadas. Exercícios mais pesados, somente após 20 dias ou de acordo com avaliação individual. Estes prazos variam com a evolução de cada caso.
  • Banho: permitido já no dia seguinte.
  • Dormir de barriga para cima, com travesseiro para manter a cabeceira elevada. Nunca com a face para os lados.
  • Não se exponha ao sol enquanto houver áreas de equimose (manchas roxas), para evitar manchas definitivas. Use protetor solar diariamente conforme orientação. Usar óculos escuros ao sair ao sol.
  • Nunca fazer compressas com gelo, a pele estará sensível e pode ocorrer queimadura.
  • Usar soro fisiológico gelado (gaze embebida) várias vezes ao dia, durante 20 minutos, nos dois primeiros dias.

Internação

6 horas.

Para orientações de pré e pós-operatório, clique aqui.