Rinoplastia

Rinoplastia é a cirurgia plástica que trata as deformidades do nariz. Estas podem estar associadas à largura, tamanho, proporções, assimetrias, forma ou contorno nasal.

Para este procedimento, será avaliada a função respiratória, que deve ser tratada também, em caso de necessidade.

A harmonia e naturalidade são de grande importância, porém, devemos sempre ter em mente a questão funcional do que será tratado.


Particularidades

Pode haver alteração de sensibilidade e áreas de endurecimento, geralmente temporárias.

Os resultados da Rinoplastia são em longo prazo. Nos primeiros meses já será notada melhora significativa, porém, o refinamento e readaptação das estruturas só se dará após 6 a 12 meses.

Pode ser necessário manter um tamponamento (colocação de gaze ou material específico dentro das narinas), com o objetivo de auxiliar na imobilização das estruturas e prevenção de sangramentos ou hematomas. Normalmente este tamponamento é removido no dia seguinte.

Na primeira semana, será mantido um gesso ou material plástico cobrindo o nariz. Na segunda e terceira semana, apenas curativo com (Micropore®).


Cicatrizes

São posicionadas na mucosa nasal (internas). Há técnicas que também usam uma cicatriz na columela (divisão entre as narinas). Em casos em que as narinas são muito alargadas, pode ser necessária uma cicatriz no sulco entre a asa nasal e a face.

Normalmente as cicatrizes na cirurgia estética do nariz tornam-se quase inaparentes.


Anestesia

Geral ou local + sedação.


Cuidados

  • Para maior conforto, usar roupas largas e fáceis de vestir após a cirurgia.
  • Evitar esforços e movimentos bruscos e amplos na primeira semana.
  • Após sete dias, caminhadas leves e esteira já estão liberadas. Exercícios mais pesados, somente após 30 dias ou de acordo com avaliação individual.
  • Estes prazos variam com a evolução de cada caso.
  • Banho: permitido já no dia seguinte, com o cuidado de não molhar o curativo.
  • Dormir de barriga para cima, com travesseiro para manter a cabeceira elevada. Nunca com a face para os lados.
  • Não se exponha ao sol enquanto houver áreas de equimose (manchas roxas), caso presentes. Use protetor solar diariamente conforme orientação.
  • Nunca fazer compressas quentes ou frias na área operada, a não ser que seja solicitado pelo cirurgião. A pele ainda estará sensível e podem ocorrer queimaduras.
  • Não usar óculos até que seja autorizado.

Internação

12 a 24 horas.

Para orientações de pré e pós-operatório, clique aqui.